NOSSA EQUIPE

NOSSA EQUIPE

Nossa Instituição é formada por uma equipe qualificada, atualizada e dedicada. Desenvolvendo um trabalho com grande capacidade técnica e ainda com muito carinho e amor durante todo o período de acolhimento. Conheça as áreas que a nossa equipe atua:

FISIOTERAPIA

O setor é composto por três profissionais realizam atendimentos semanalmente aos usuários com necessidades físicas, com duração de 30 minutos, através de recursos disponíveis, tais como: cinesioterapia, eletroterapia, a crioterapia, termoterapia, técnicas especiais como Bobath, Kabat, Frenkell, visando a estimulação motora global e utilizando exercícios ativos livres, ativo assistido e passivo. Mais especificamente, a meta da Fisioterapia na Instituição é a reabilitação e a reintegração na sociedade da Pessoa com Deficiência, obedecendo aos seus limites físico-mental ou emocional, sem esquecer que a limitação pode não ser o limite. Os assistidos  recebem atendimento fisioterapêutico tanto no leito como individualizado.

No setor são atendidos:

 -Usuários acamados;       

- Usuários cadeirantes;

- Usuários com treino de marcha independente.

FONOAUDIOLOGIA

O setor é composto por duas profissionais que atuam nas áreas de comunicação oral e escrita, voz, audição, problemas neurológicos que causam dificuldades de fala, dificuldades na mastigação e deglutição dos alimentos, dificuldades de respiração e nos hábitos (mamadeira).

Esta tem como objetivo maximização ou adequação da força muscular, da mobilidade e/ou da coordenação dos movimentos dos órgãos fonoarticulatórios, envolvidos no processo de articulação da fala, bem como a melhoria das condições respiratórias fonatórias, articulatórias específicas e de encadeamento da fala.

É realizado acompanhamento durante alimentação, embora possa apresentar um caráter predominantemente readaptativo e paliativo é a fonoaudióloga quem sugere posturas de cabeça ou mudanças de posição para uma deglutição segura e essa é modificada quando necessário realiza ainda a avaliação da consistência dos alimentos. A mesma também é apta a realizar estimulações passivas e exercícios ativos para melhorar os aspectos da deglutição com o intuito de prover, o máximo, uma alimentação segura e agradável.

PSICOLOGIA

O setor de psicologia é composto por duas profissionais que desenvolvem ações voltadas ao exercício da cidadania e melhoria na qualidade de vida dos usuários e pacientes. Os atendimentos são realizados individualmente e em grupo, de acordo com as necessidades apresentadas.

Paralelamente aos atendimentos, os profissionais também realizam:

 Avaliações, reavaliações e encaminhamentos para outros setores da entidade, como para outros recursos da comunidade;

Trabalho junto à família, em conjunto com a Assistente Social;

Orientação familiar junto com a profissional de Serviço Social, com as famílias que residem no município e nas cidades vizinhas visando resgatar o vínculo afetivo e a socialização;

Orientações ao setor pedagógico, auxiliando no planejamento das atividades e elaboração de projetos educacionais, bem como atividades em grupo com os alunos;

Orientações aos funcionários com um trabalho voltado às suas necessidades, favorecendo assim uma melhoria na finalidade dos serviços que desempenham; estas orientações terão como objetivo apoio psicológico diante dos problemas relacionados ao trabalho.

TERAPIA OCUPACIONAL

Desenvolvido por dois profissionais que atendem e auxiliam o desenvolvimento neuro psicomotor, social e cultura das pessoas com as mais diversas deficiências. Os benefícios alcançados com esse tratamento hipoterapêutico vão desde a melhora da coordenação motora, equilíbrio, postura até a mudança comportamental, social e afetiva.

ÁREA MÉDICA ENFERMARIA

Tem como objetivo a promoção da saúde de todos os usuários atuando de formas preventivas, curativas e paliativas. Os médicos, neurologista e clínico geral, são responsáveis pela avaliação, orientação e encaminhamentos dos casos bem como, orientação do uso de técnicas de enfermagem em geral.

O Serviço de Enfermagem tem participação efetiva no desenvolvimento e na consecução dos objetivos desta Instituição, assim como o compromisso com a qualidade. No quadro de Enfermagem contamos com Gerente de Enfermagem, Enfermeiras, Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Ficará sob a responsabilidade de duas Assistentes Sociais sendo que uma delas além de dar suporte ao setor tem como função coordenar o atendimento a todos os usuários, coordenar todo o funcionamento da Instituição de 2ª a 6ª feira durante 06 horas diárias.

O atendimento aos usuários neste setor estão relacionados a sua internação na Instituição e o acompanhamento desenvolvendo, planejando e realizando programas e atividades que visam a socialização e integração dos mesmos. O profissional buscará o envolvimento o reestabelecimento ou fortalecimento de vínculos entre o usuário, a família, a Instituição e a comunidade garantindo o exercício dos direitos individuais e sociais.

É o setor responsável pela emissão, controle e guarda de documentos, relatórios, censos, gráficos, prontuários relativos aos assistidos além de controlar as internações, desinternações e transferências.

NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

O setor de nutrição e dietética é coordenado pela Nutricionista que geri toda a parte nutricional dos usuários, realiza cardápio especifico de acordo com a necessidade de cada usuário uma vez que, temos as mais variadas demandas dentre elas a alimentação enteral.

RECREAÇÃO E LAZER

Tem por finalidade oferecer atividades recreativas, sócio educativas, manuais internas e externas, lúdicas, de lazer (passeios, festas) a todos os usuários e será de responsabilidade de duas monitoras de recreação.

A dinâmica e rotina de atendimento será aplicada através de atividades individuais e/ou grupais, em ambiente aberto ou fechado, tanto para os acamados como para os não acamados e de acordo com a aptidão, capacidade e limitação de cada um.

Procura trabalhar sempre em parceria com os demais setores da entidade com atendimentos em conjunto e orientações diversas até mesmo com funcionários de apoio e principalmente, procurar parcerias com todos os órgãos, entidades, segmentos da comunidade.

- Atividades na Entidade

- Copa do Mundo

- Danças

- Esportes

- Festa na Fazenda Armour

- Festa na Entidade

- Gincana

- Parque do Peão de Boiadeiro

- Passeios

APOIO

O setor de apoio atua em toda a Instituição realiza a limpeza e higienização de todos os ambientes, realiza ainda a lavagem e higienização das roupas de uso pessoal e cama, mesa a banho e dos usuários.

Cabe aos funcionários do setor o auxilio na higiene pessoal dos usuários na alimentação e em demais atividades diárias.

VOLUNTARIADO

Venha ser voluntário na Casa Transitória "André Luiz"!

Voluntário é a pessoa motivada por valores de participação ativa e solidariedade, que doa seu tempo, serviço e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para uma causa de interesse social e comunitário.

Para ser voluntário é necessário dispor de duas horas por semana podendo ser na confecção de fraldas descartáveis ou outros setores da Instituição.

Você, profissional da área da saúde, da educação, de motivação para ministrar palestras principalmente, para os funcionários.

Trabalhar nas promoções, bazares e outras atividades da instituição.

Auxiliar na manutenção da Instituição em trabalhos de limpeza, recreação e cuidados com os adultos e idosos.

O grupo de voluntários, através da AVAL – Associação de Voluntárias André Luiz, desenvolve atividades em grupos com confecção de fraldas descartáveis para todos usuários da entidade que assim necessitarem, de 2ª a 6ª feira com duas horas diárias.

Atualmente 02 pessoas comparecem sempre que possível e confeccionam pães para todos os assistidos.

Para desenvolver essas atividades as voluntárias promovem campanhas e quadro de sócios onde arrecadam recursos financeiros para compra dos materiais necessários.